Portal Emaranhense Publicidade 728x90
22/04/2013 às 23h09min - Atualizada em 22/04/2013 às 23h09min

Polícia prende dois terroristas no Canadá

Dois membros da Al-Qaeda planejavam descarrilar um trem de passageiros

Da Redação, com AFP

 

Duas pessoas foram detidas por ligação com um plano da Al-Qaeda para descarrilar um trem de passageiros no Canadá, indicou a Polícia Montada Real canadense nesta segunda-feira em uma entrevista coletiva à imprensa.

Chiheb Esseghaier, de 30 anos, e Raed Jaser, de 35, supostamente pretendiam executar um ataque em uma ferrovia para trens de passageiros na região de Toronto, indicou um oficial da Polícia.

Os indivíduos não são canadenses, mas sua nacionalidade não foi revelada.

A dupla deve ser apresentada ao tribunal na terça-feira para uma primeira audiência. As acusações incluem conspirar para praticar um ataque e conspirar em associação com um grupo terrorista para matar indivíduos.

Segundo a Polícia, os detidos "observavam os trens e vias da região de Toronto", capital econômica do país. Segundo vários veículos de comunicação, o alvo era a linha Nova York - Toronto, que registra grande movimento de passageiros.

Os oficiais indicaram que os suspeitos "estavam recebendo apoio de elementos da Al-Qaeda no Irã", mas acrescentou que "não há indicação de que estes ataques tenham sido patrocinados por um Estado".

Os planos dos suspeitos, que estavam sob vigilância desde agosto de 2012, "não eram baseados em suas origens étnicas, e sim em sua ideologia".

As detenções ocorreram em Toronto e em Montreal (leste) depois de uma investigação de mais de um ano que teve a participação da polícia federal americana (FBI), indicaram as autoridades.

É a primeira vez que a Al-Qaeda aparece em uma acusação formal no Canadá, ressaltou a Polícia.

No dia 14 a abril um grupo liderado pelo canadense Mahad Ali Dhore executou um grande ataque em Mogadíscio que deixou pelo menos 34 mortos. No mesmo mês outro canadense foi detido na Mauritânia, onde havia sido condenado em 2012 por seu suposto pertencimento à Al-Qaeda.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp