Portal Emaranhense Publicidade 728x90
13/03/2014 às 11h58min - Atualizada em 13/03/2014 às 11h58min

Casa onde Aluísio Azevedo morou, pode virar estacionamento

Do mirante da residência, o escritor maranhense escreveu a obra "O Mulato"

Célia Fontenele

A casa onde morou o escritor Aluísio Azevedo em São Luís pode virar um estacionamento, segundo denúncia feita na noite de terça-feira (11) pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) na página da instituição no Facebook. A postagem diz o seguinte:

"Veja o estado de deterioração que se encontra a casa onde residiu o escritor Aluísio Azevedo, fundador do naturalismo no Brasil e autor de vários obras clássicas da nossa literatura. Nesse mirante ele escreveu 'O Mulato'. A casa está localizada à Rua do Sol, Centro, São LuísMaranhão. Segundo informações, colhidas no local, está sendo preparada para funcionar um estacionamento de carros".

Um texto assinado pelo vice presidente do instituto e professor de História Euges Lima, publicado no blog do instituto, explica que a postagem foi um meio encontrado pelo IHGM para iniciar um movimento para reverter a situação. Ele critica o fato da casa ainda pertencer a particulares e nunca ter se transformado em um museu.

"Além do atual estado avançado de deterioração do imóvel, existe ainda a suspeita de que a casa estaria sendo preparada para em breve servir de estacionamento, prática que vem ocorrendo sistemática nos últimos anos no Centro de São Luís, onde casarões, moradas inteiras e meias moradas de propriedade de particulares vão sendo demolidas ou desfiguradas para dar lugar a estacionamentos e nada é feito pelos órgãos 'responsáveis'. Será que a casa onde Aluísio Azevedo escreveu “O Mulato” também terá o mesmo fim?", acrescenta (leia a íntegra do texto aqui).

A casa fica localizada na Rua do Sol, na esquina com a Rua da Mangueira, no Centro Histórico da capital maranhense. A morada, segundo o IHGM, fica em meio ao conjunto histórico e arquitetônico intitulado como Patrimônio Histórico e Cultura da Humanidade pela Unesco há 17 anos.

O maranhense Aluísio Azevedo é considerado um dos maiores escritores do realismo e naturalismo brasileiro, autor de clássicos da literatura como 'O Mulato' e 'O Cortiço'. Nascido em São Luís, foi na capital maranhense que ele escreveu parte de suas obras.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp