17/02/2014 às 10h09min - Atualizada em 17/02/2014 às 10h09min

Carnaval do Maranhão terá folia de atrações maranhenses e nacionais

Tribos de índio, blocos tradicionais, organizados e alternativos, escolas de samba, casinhas da roça e muitas outras atrações embalarão o folião em São Luís

Secom/Prefeitura de São Luís

Com uma vasta e diversificada programação, o “Carnaval do Maranhão - É só alegria no coração” promete uma folia na medida para os maranhenses e visitantes.
 
O roteiro, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), inclui cortejos carnavalescos pelas ruas do Centro, shows na Praça Deodoro e apresentações de grupos nos Corredores Deodoro-Cajazeiras e Cajazeiras-Praça da Saudade, Ceprama e nos espaços Viva. Ao todo, serão mais de 750 apresentações durante a festança.
 
“Pensamos uma folia que agradasse a todos os gostos, por isso destacaremos a nossa tradição e abriremos espaço para artistas que fazem a festa pelo país inteiro. Que todos possam se divertir e que saiam às ruas com o espírito de alegria e de paz”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão.
 
Tribos de índio, blocos tradicionais, organizados e alternativos, escolas de samba, casinhas da roça e muitas outras atrações embalarão o folião em São Luís.
 
Além deles, haverá shows em palco montado na praça Deodoro. A estreia será no domingo (23), com a apresentação do grupo Monobloco. Em seguida, será a vez da cantora Daniela Mercury (sábado, 1º); do sambista Diogo Nogueira (dia 2); o sertanejo Israel Novaes (dia 3); e a banda Paralamas do Sucesso (dia 4).
 
O roteiro terá também os maranhenses Betto Pereira, Mano Borges, Gerude, Ailana Lee, Big Band, Erasmo Dibel, Bicho Terra e Pepê Júnior. A programação dos shows é organizada pela Secma e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), com apoio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e do São Luís Convention & Visitors Bureau.
 
 
Cortejo na abertura
 
A abertura oficial da folia acontecerá na sexta-feira (21), com Cortejo Carnavalesco Deodoro-Praia Grande. A concentração dos grupos está marcada para as 17h, na praça Deodoro, de onde seguem fazendo a festa até a área da Praia Grande. No local, a folia continua com apresentações no Canto da Cultura e nas Praças Nauro Machado e da Faustina - o último espaço é reservado aos tambores de crioula. O Cortejo tem nova edição na sexta (28).
 
A festa movimentará os bairros no sábado (22) e domingo (23). O roteiro inclui apresentações de manifestações nos Vivas do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Estiva, João Paulo, Liberdade, Vila Embratel e Maiobão. A Madre Deus também será embalada pela folia no domingo (23). As atrações farão a festa no Beco do Gavião, no Ponto de Fuga e no Ponto do Meio. O roteiro está programado para começar às 18h e encerrar à meia-noite.
 
O Ceprama e a Praça da Saudade serão palco de apresentações especiais no domingo (23) e no período oficial do Carnaval (de 1º a 4). Entre as atrações da primeira noite, no Ceprama, show de Josias Sobrinho, Grupo Lamparina, Gerude e Mákina du Tempo.
 
Já na Praça da Saudade, a noite de abertura terá apresentações do Grupo Folia de Três, Embala Brasil, Banda do Bicho Terra, Sambauê, Banda do Jegue Folia e Ronald Pinheiro. A exemplo de anos anteriores serão montados dois grandes espaços para a passagem das atrações nos dias de Carnaval (de 1º a 4): Corredor Deodoro-Cajazeiras e Corredor Cajazeiras-Praça da Saudade.
 
Só nesse espaço, a programação inclui mais de 70 apresentações por noite. Além disso, nesses dias a folia animará também o Ponto do Meio, o Ponto de Fuga, o Beco do Gavião, além de Rodas de Tambor no Canto do Rialto e Canto do Mocambo (Madre Deus).
 
 CORRELATA 
 
 Monobloco abre shows na Praça Deodoro
 
Shows de artistas nacionais garantirão um brilho a mais à folia maranhense, sempre na Praça Deodoro, a partir das 19h. Se apresentarão o grupo Monobloco (no domingo 23), Daniela Mercury (sábado, 1º); sambista Diogo Nogueira (dia 2); o sertanejo Israel Novaes (dia 3); e a banda Paralamas do Sucesso (dia 4).
 
Subirão ao palco, também, os maranhenses Betto Pereira, Mano Borges, Gerude, Ailana Lee, Big Band, Erasmo Dibel, Bicho Terra e Pepê Júnior. A intenção é repetir o sucesso da festança do ano passado, quando grande público cantou e dançou no espaço, com segurança e tranquilidade.
 
Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco vai abrir a festa no domingo (23). O grupo teve boa recepção dos maranhenses e retorna este ano à folia.
 
A animação fica por conta dos integrantes Pedro Luís (voz, violão e guitarra), Mário Moura (baixo), C.A. Ferrari, Sidon Silva, Celso Alvim (bateria e percussão). O Monobloco hoje está entre os grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações durante o ano todo.
 
O repertório eclético vai das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo xote de Alceu Valença, o forró de Luiz Gonzaga, o funk de MC Leonardo, até canções de Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Tim Maia.

Link
Comentários »
Notícias Relacionadas »
ss