Portal Emaranhense Publicidade 728x90
17/02/2014 às 09h45min - Atualizada em 17/02/2014 às 09h45min

Prefeito Edivaldo garante execução do maior programa de revitalização de feiras e mercados de São Luís

A construção, coordenada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está prevista para o período de 90 dias, com custo de R$ 1,5 mi

Secom/Prefeitura de São Luís

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior iniciou a execução do maior programa de revitalização de feiras e mercados de São Luís. Esta semana, a Prefeitura instala o canteiro de obras para começar a reforma do Mercado do Anil.

A construção, coordenada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está prevista para o período de 90 dias, com custo de R$ 1,5 mi.

O início das obras de revitalização da Feira do Anil é um compromisso firmado por Edivaldo Holanda Júnior, por ocasião do desabamento de parte do telhado do local, ocorrido na madrugada da quarta-feira de Cinzas, durante visita ao local em fevereiro do ano passado.

“Estamos cumprindo determinação do prefeito de garantir condições dignas de trabalho aos feirantes do Anil. A reconstrução desse espaço vai trazer um enorme benefício para os feirantes, que terão seus negócios revitalizados, e para a comunidade, que vai contar um mercado amplo, moderno e confortável para realizar suas compras diárias”, disse o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Marcelo Coelho.

O Mercado do Anil será reformado em quase sua totalidade para atender as exigências da Vigilância Sanitária e as necessidades atuais de feirantes e consumidores. O telhado será completamente substituído por uma estrutura metálica de ferro galvanizado tratada com zarcão e recoberto por telhas de alumínio.

O piso será refeito em concreto alisado. Os boxes receberão um revestimento interno e externo em cerâmica, balcão de aço inox separados por pedra tipo granito e energia para equipamentos e internet.

As redes elétricas, hidrossanitárias e pluviais serão completamente substituídas, além de outros itens característicos desses estabelecimentos comerciais.

RELEMBRE O CASO

Em fevereiro do ano passado, parte do telhado da Feira do Anil apresentou problemas de infraestrutura após forte chuva. Na ocasião, a Semapa solicitou a presença do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para procederem a vistoria e fornecer um laudo da segurança, determinando, em seguida, a retirada de entulho do local.

 A área em que ocorreu o acidente era integrada por 48 boxes, sendo 23 desativados e 25 ativos. Os feirantes envolvidos foram localizados provisoriamente na área superior do mercado, a fim de que pudessem exercer suas atividades diárias sem grandes prejuízos.

SOBRE O MERCADO

O Mercado do Anil está localizado na rua Cônego Tavares, no bairro do mesmo nome, e serve dezenas de comunidades vizinhas. A feira tem a administração direta da Associação dos Feirantes, em co-gestão com a Semapa.

A atual estrutura da feira foi erguida no final da administração do ex-prefeito Vicente Fialho e possui uma área construída de 2.265 m². Em 43 anos de existência, o mercado nunca recebeu obras substanciais para a manutenção de sua estrutura original. Apenas em 2007 recebeu um reforço em cerca de 20% do telhado que ameaçava desabar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp