Portal Emaranhense Publicidade 728x90
17/01/2014 às 10h33min - Atualizada em 17/01/2014 às 10h33min

Quinhentas mulheres concluem curso do projeto "Temperando Sonhos"

O projeto "Temperando Sonhos" foi idealizado para qualificar mulheres, inclusive trabalhadoras domésticas, com o objetivo de gerar emprego e renda

Semu
TV Maranhense

Durante 3 meses cerca de 500 mulheres foram qualificadas em culinária brasileira e estrangeira. A ação foi promovida pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em parceria com o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas (Sindoméstico) e financiado com recursos do Fundo Maranhense de Combate a Pobreza (Fumacop).

Na tarde desta quinta-feira (16), elas receberam a certificação do curso de culinária. Durante a cerimônia estiveram presentes a secretária adjunta de Estado da Mulher (Semu), Crisális Fonseca, o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres), José Antônio Helluy, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Paulo Roberto Lopes, o superintendente da Caixa Econômica Federal no Maranhão, Helio Luiz Durant e o representante do Banco do Brasil, Marcelo Teixeira Rêgo.

A secretária adjunta da Semu, Crisális Fonseca, ressaltou que o projeto "Temperando Sonhos", foi pensado para atender as mulheres que já trabalhavam no ramo de alimentos, mas que até então não haviam se qualificado, por falta de oportunidade. "A Secretaria de Estado da Mulher vem buscando aplicar as políticas públicas para minimizar a realidade das mulheres e assim buscar resultados como este aqui", diz. 

O projeto "Temperando Sonhos" foi idealizado para qualificar mulheres, inclusive trabalhadoras domésticas, com o objetivo de gerar emprego e renda.

O curso teve duração de três meses, com 50 horas de aprendizado sobre a elaboração de almoços, jantares, doces, salgados, confeitaria e coquetel, com aulas ministradas com professores especializados, com aulas práticas e teóricas da gastronomia brasileira e internacional (francesa, Italiana, japonesa e portuguesa).

Além de noções em produção, organização de eventos, planejamento de cardápios, postura profissional, serviço e empreendedorismo.

"Espero que o Governo do Estado continue com esses projetos para que possamos sonhar com um futuro melhor. O projeto foi maravilhoso e tive a oportunidade de me capacitar e hoje acrescentei a prática a tudo que aprendi", declara a aluna, Marilene Messias Feitosa. 

Temperando Sonhos

Para o projeto "Temperando Sonhos" foi construído um contêiner especificamente para essa capacitação. Durante o período do curso o contêiner ficou instalado na área do estacionamento da Casa do Trabalhador (Avenida Jerônimo de Albuquerque - Retorno do Calhau, em São Luís).

"Temperando Sonhos foi mais um sonho, pois tive a oportunidade de me profissionalizar e aprender muito. Tenho um negócio ainda pequeno e que pretendo transformar em um grande restaurante para dar oportunidade para outras mulheres trabalharem", declara a concluinte, Ana Rosa Cunha.

Oportunidade

Durante o encerramento do Projeto "Temperando Sonhos", foi apresentado para as concluintes o "Programa Crescer", pelo superintendente da Caixa Econômica Federal do Estado do Maranhão, Helio Luiz Duranti.

O governo assinou dois acordos de cooperação financeira com o Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal. Será também realizada articulação com o PAA e as feiras de Economia Solidária.

O programa tem a participação significativa das mulheres, pois das pessoas que tem acessado o programa, 64% são mulheres.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp