06/12/2013 às 12h46min - Atualizada em 06/12/2013 às 12h46min

Corpo de Mandela será enterrado no dia 15

No dia 10, uma cerimônia em memória do ex-presidente sul-africano será realizada no estádio Soccer City

Da AFP - noticias@band.com.br

Band

O sepultamento do corpo do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela será realizado no próximo dia 15 de dezembro na aldeia de Qunu (no sul do África do Sul), anunciou nesta sexta-feira o presidente Jacob Zuma. "Vamos dar um funeral de Estado ao ex-presidente”, disse. Mandela faleceu ontem aos 95 anos.

 

O presidente também acrescentou que uma cerimônia oficial será realizada em 10 de dezembro no estádio Soccer City, em Soweto, perto de Johanesburgo. Após a ocasião, o corpo de Mandela ficará exposto em Union Buildings, a sede da presidência, em Pretória, de 11 a 13 de dezembro.

 

Repercussão

Os periódicos internacionais deram destaque em suas capas para o falecimento do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que morreu ontem aos 95 anos.

 

O americano “The New York Times” destacou: “O conquistador sul-africano do apartheid como lutador, prisioneiro, presidente e símbolo”. 

 

Já o inglês “The Guardian” apresentou uma foto de Mandela, e apontou como “a figura principal da luta africana pela liberdade e o primeiro líder negro da África do Sul morto ontem à noite aos 95 anos”.

 

O “El País”, da Espanha, o qualificou como “o homem que derrotou o racismo”. E o argentino “La Nación”, como o “símbolo mundial da liberdade e da reconciliação”.

 

 

Agradecimento

Mandla Mandela, o mais velho dos netos de Nelson Mandela, agradeceu nesta sexta-feira, em nome da família, pelas mensagens de apoio recebidas após a morte, quinta-feira à noite, do herói da luta contra o apartheid. "Agradeço profundamente o apoio nacional e internacional que nossa família tem recebido durante os prolongados problemas de saúde de Madiba [nome do clã de Mandela]”. 

 

Em um comunicado, Mandla diz que a família reconhece que Madiba não pertence apenas a eles, “pertence ao mundo inteiro". "As mensagens que recebemos desde a noite de ontem nos animam", completou o neto de Mandela.

 

Velório

O corpo de Mandela, que faleceu na quinta-feira após uma prolongada luta contra uma infecção pulmonar, permanecerá na sede do governo, em Pretória, a capital. 

 

Um período de luto precederá o funeral de Mandela, durante o qual as bandeiras do país permanecerão a meio mastro.

 

Homenagem

Os sul-africanos devem homenagear o ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz em todo o país, incluindo o estádio Soccer City de Johannesburgo, onde foi disputada a final da Copa do Mundo de 2010, onde Mandela fez sua última aparição pública.

 

O Parlamento será convocado durante o período de recesso para uma sessão especial conjunta em homenagem a Mandela.

 

Depois de uma cerimônia oficial estatal em Pretória, o corpo será transportado de avião para a província de Cabo, na zona rural onde nasceu e foi criado.

 

Mandela será enterrado em uma cerimônia privada em Qunu, ao lado dos túmulos de familiares.

Link
Comentários »
Notícias Relacionadas »
ss