Portal Emaranhense Publicidade 728x90
28/11/2013 às 11h51min - Atualizada em 28/11/2013 às 11h51min

Prefeitura adota medidas de acessibilidade no Palácio de La Ravardière

Foi entregue o elevador do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura,

SECOM | Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís vem desenvolvendo ações para garantir o direito de ir e vir a todos os cidadãos ludovicenses. Nesta quarta-feira (27), foi entregue o elevador do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura, que possibilitará a acessibilidade ao segundo piso do prédio por pessoas que tenham dificuldade de locomoção.

“É uma necessidade termos um elevador adequado para atender tantos às pessoas que vêm prestar serviços como buscar atendimento ou mesmo conhecer o prédio. Além do elevador, temos rampas móveis, atendendo à determinação do Ministério Público e do Iphan, para assegurar a entrada no prédio”, informa a coordenadora de Manutenção Predial e Patrimonial, Maura Tereza Pereira Pinheiro.

Ela explica que o uso do aparelho é uma reivindicação antiga e que agora contribuirá para a garantia do direito de ir e vir a todos os cidadãos que procuram a sede da Prefeitura.

Nesta quarta-feira (27), o equipamento foi utilizado por Murilo José Santos Silva, 50 anos, que fez uma visita à sede do Executivo municipal.

“A gestão municipal neste momento está conseguindo colocar as pessoas em igualdade, porque é interessante você poder chegar e poder subir independente de ter alguém que te leve ou traga. Na gestão anterior, estive aqui na Prefeitura com um grupo de amigos justamente discutindo a acessibilidade para a cidade. É preciso ocorrer o que a Constituição manda, ou seja, assegurar o direito de ir e vir, assim como é com a educação ou a saúde”, destaca Murilo José.

ACESSIBILIDADE PARA TODOS

As ações para a promoção da acessibilidade em São Luís estão sendo conduzidas pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) formada por representantes de cada uma das secretarias municipais junto com membros do Fórum da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condef).

Na próxima semana, o CPA apresentará ao secretariado da gestão Edivaldo Holanda Júnior um relatório sobre as ações necessárias a serem implantadas para cada pasta.

O documento foi produzido durante o I Workshop Intersetorial da Pessoa com Deficiência de São Luís, realizado ao final do mês de outubro, e além de medidas para que seja exercido o direito de ir e vir aos órgãos municipais, também foi debatida a intersetorialidade dos serviços.

“Percebemos que uma pessoa que busca o serviço de gratuidade do transporte precisa de laudo expedido pela rede de saúde municipal e pode necessitar de serviços da área da assistência social. Com a intersetorialidade, essas demandas já serão encaminhadas e resolvidas com maior celeridade”, explica a representante da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) na CPA, Porfíria Silva.

Outra ação que está sendo intensificada através da CPA é a fiscalização das condições de acessibilidade em São Luís. Os membros da Central estão mapeando os locais que desrespeitam as determinações legais sobre o assunto e notificando os responsáveis para realizar as adequações necessárias.

A representante da Secretaria de Saúde (Semus) na CPA, Serenilia Vale, destaca que junto com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) estão sendo discutidas adaptações para melhorar o acesso ao Centro e à Praia Grande sem a descaracterização do patrimônio histórico. “Além de todo esse trabalho, a Comissão Permanente de Acessibilidade também está trabalhando na elaboração de projetos com o objetivo de buscar recursos através de programas destinados à acessibilidade como o Cidade Acessível”, frisa Serenilia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp