05/04/2013 às 23h42min - Atualizada em 07/04/2013 às 23h42min

Vettel vence GP da Malásia

Vettel larga na pole no GP

AFP esportes@band.com.br

 

O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) venceu neste domingo o Grande Prêmio da Malásia, ficando à frente de seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber. O brasileiro Felipe Massa (Ferrari), que largou na segunda posição, chegou em quinto. O finlandês Kimi Raikkonen (Lotus), vencedor na semana passada, em Melbourne, ficou em sétimo e passa agora a ocupar a segunda posição do Mundial de pilotos, com 31 pontos atrás de Vettel, novo líder, com 40.

Disputa dentro da escuderia

O circuito de Sepang viu um vibrante duelo entre os dois Red Bull. Depois de várias voltas nas quais se alternaram entre si e lutaram pela liderança sem fazer uso de qualquer tipo de estratégia, acabou predominando o talento de Vettel.

O campeão do mundo, que conseguiu sua 27a. vitória na Fórmula 1, ultrapassou de vez Webber com uma perigosa manobra que lhe custou uma bronca do diretor da equipe, Christian Horner. "Tudo foi muito apertado, é difícil, mas se tem algo que preciso dizer, devemos fazer isso internamente", comentou Vettel no pódio, ante o olhar de Webber, que não deu parabéns por seu triunfo.

"Eu também podia ter vencido. Depois da última parada (quando liderava), nos disseram que a corrida havia acabado, que cuidássemos do carro, do motor e dos pneus. 'Seb' (Vettel) tomou sua própria decisão e isso é arriscado", afirmou o australiano, falando sobre a manobra de seu companheiro.

Problemas e abandonos

Em uma corrida cheia de contratempos, o companheiro de Massa, o espanhol Fernando Alonso, teve de abandonar a prova por problemas técnicos. Alonso teve a asa do carro danificada na largada. Mas, ao invés de ir para os boxes trocá-la, o espanhol insistiu em continuar na disputa. Na segunda volta se viu obrigado a abandonar a corrida depois de sair da pista.

Fernando Alonso deixa a pista após problema na asa do carro. Foto: Philippe Lopez/AFP

Alonso, que ganhou o GP da Malásia em 2012 e neste domingo comemorava sua 200ª corrida na Fórmula 1, se mostrou muito contrariado pelo abandono. "Dei azar hoje. Mas, ao longo de 19 corridas, dá para compensar, pronto para recuperar pontos na próxima", escreveu em seu Twitter, antes mesmo do fim da prova.

Além do abandono de Alonso, o britânico Jenson Button (McLaren) deixou a prova a apenas duas voltas da final da corrida. O campeão do mundo de 2009 pagou pelo erro de sua equipe, que não apertou de maneira correta o pneu dianteiro, que se soltou.

Melhor para seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, que conseguiu seus primeiros dois pontos com a McLaren ao finalizar na nona posição.

A próxima corrida, a terceira do Mundial, será disputada em 14 de abril, em Xangai.

Classificação do GP da Malásia:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)

2. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)

3. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

4. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 

6. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 

7. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 

8. Nico Hülkenberg (ALE/Sauber-Ferrari)

9. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes)

10. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 

11. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault)

12. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari)

13. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 

14. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 

15. Giedo van der Garde (NED/Caterham-Renault) 

16. Max Chilton (GBR/Marussia-Cosworth)

17. Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) 

18. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari)

Link
Comentários »
Notícias Relacionadas »
ss