09/03/2020 às 11h03min - Atualizada em 09/03/2020 às 11h03min

MARINHA DO BRASIL, NOTA À IMPRENSA

MARINHA DO BRASIL
- Flávia Prado

Reprodução

MARINHA DO BRASIL CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

NOTA À IMPRENSA

                                                                                                                                 Brasília-DF. Em 08 de março de 2020.  

 

A Marinha do Brasil (MB) informa que realizou hoje (8) a 12ª reunião na Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), com representantes da Vale S.A, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Gerência Ambiental do Porto do Itaqui, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Agentes Marítimos. Informações relevantes: 

a) A situação permanece estável. O helicóptero UH-15 da MB sobrevoou o local do encalhe pela manhã e não foram avistados vestígios de óleo.

b) O OSRV C-Sailor (com drone embarcado), C-Atlas e C-Ambassador estão posicionados nas proximidades do local do acidente, realizando monitoramento visual e por radar de detecção de óleo.

c) A VALE S.A apresentou hoje a modelagem da deriva em caso de derramamento de óleo. Adicionalmente, a empresa contratou uma equipe médica a fim de prestar apoio imediato na cena de ação.

d) O funcionário da empresa Ardent que havia sido encaminhado ontem para o hospital São Domingos após sofrer uma queda recebeu alta médica.

Pessoal e Meios da Marinha do Brasil

Até o momento, estão sendo empregados 255 militares da Marinha. Estão na cena de ação o Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, o Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, uma aeronave UH-15 e sete embarcações da Capitania dos Portos do Maranhão.

Além disso, atuam no local do encalhe: seis rebocadores (sendo três dotados com materiais para combate à poluição por óleo); um drone com câmera térmica; um helicóptero S-76C e três embarcações de suporte às atividades de contingência de derramamento de óleo (OSRV).

Os órgãos e empresas envolvidos permanecem em estreita coordenação com a Autoridade Marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com a brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e navegação. 

 

Contato:

Departamento de Imprensa Centro de Comunicação Social da Marinha Telefones: (61) 3429-1293 / 99238-9790 Email: imprensa@marinha.mil.br  

Link
Notícias Relacionadas »
ss