Portal Emaranhense Publicidade 728x90
28/10/2013 às 13h55min - Atualizada em 28/10/2013 às 13h55min

Enem foi o assunto mais comentado na rede

No fim de semana, mensagens comentavam a edição de 2013 do exame com piadas e textos de apoio aos candidatos

da Agência Brasil - noticias@band.com.br
Band

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) permaneceu entre os tópicos mais comentados nas redes sociais no fim de semana. O uso das redes serviu para desclassificar candidatos que postaram fotos da folha de resposta ou da prova, e para divulgar piadas. Os estudantes também denunciaram problemas como falta de luz e de infraestrutura nos locais de prova.

 

"E daí tu tá fazendo a prova do Enem e, do nada, falta luz... Foi inacreditável!", disse um usuário do Twitter. Em vídeo postado no Facebook, uma candidata criticou da falta de luz e da falta de estrutura do local. "O ventilador estralava mais que o meu. Fazia tec tec tec. Quando faltou luz, eu agradeci, mas logo voltou o tec tec tec". Outro usuário do Twitter reclamou do calor: "Duro é fazer Enem nesse calor e em uma sala em que nem ventilador há direito".

 

As postagens nas redes em horas indevidas, no local de prova, levaram à eliminação de 36 candidatos. Alguns postaram fotos do caderno de prova e do cartão de resposta, com legendas desejando boa sorte aos demais. Outros desafiavam o sistema de segurança do Ministério da Educação, duvidando que seriam retirados dos locais de prova. Alguns diziam não saber nada do conteúdo e pediam para ser eliminados.

 

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apenas no Twitter, a pasta monitorou quase 2 milhões de publicações. "Hoje, as redes sociais são muito utilizadas pelo jovem que faz o Enem", disse à imprensa. Ele citou, em coletiva, uma publicação de usuário do Twitter que dizia que o Ministério da Educação tinha controle e iria punir os candidatos que fizessem postagens. O monitoramento não é novidade. Em 2012, 65 candidatos foram eliminados.

 

As punições estão previstas no edital do exame. Aparelhos eletrônicos são proibidos em locais de prova. O candidato deveria desligar o aparelho celular e colocar em um envelope lacrado, que deveria ser guardado embaixo da carteira. Segundo o MEC, o monitoramento continua e se for identificado novo caso, o candidato será desclassificado.

 

No Twitter, até quem não fez a prova divertiu-se com as publicações: "Achei minha diversão... Jogar #ENEM no instagram... Gente, é cada coisa", disse uma usuária. Foram criados pelo menos dois Tumblr com imagens do exame. Um deles: “Partiu Enem”, com as imagens de provas postadas por candidatos em 2013 e nos anos anteriores. Outro, “Atrasei para o Enem”, publica fotos de candidatos que não conseguiram chegar a tempo para o exame.

 

Foi pelo Twitter que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o tema da redação, minutos após o início da prova. E também pelo microblog, a presidente Dilma Rousseff desejou boa prova aos candidatos e, no domingo, agradeceu: "Agradeço às mais de 600 mil pessoas que trabalharam para fazer o sucesso do #Enem2013", disse, "e aos mais de 5 milhões de candidatos do #Enem2103. Agora vamos acompanhar as correções das provas", acrescentou.

 

O Enem 2013 recebeu número recorde de inscrições, mais de 7,1 milhões. Desses, mais de 5 milhões fizeram o exame. Foram dois dias de provas. No primeiro dia, em quatro horas e 30 minutos, os candidatos responderam a 90 questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza. No segundo dia, além de 180 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, os candidatos fizeram uma redação. O gabarito será divulgado no site do Inep na quarta-feira. E o resultado final sairá no início de janeiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp