Portal Emaranhense Publicidade 728x90
25/10/2013 às 18h29min - Atualizada em 25/10/2013 às 18h29min

Saiba como se preparar na véspera do Enem

Coordenador de vestibular do Anglo dá dicas para fazer uma prova tranquila e não cometer erros no dia do exame

Nathália Valdez - noticias@band.com.br
Band

A véspera do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é motivo para nervosismo e ansiedade de muitos estudantes. Muitos candidatos aproveitam as últimas horas antes da prova para passar por uma maratona de estudos, como se fosse uma prova de resistência, porém o mais indicado é relaxar, como recomenda o coordenador de vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento.

 

A prova, composta por 180 questões e uma redação, acontecerá neste final de semana, dias 26 e 27 de outubro. Segundo Nascimento, um dia antes do exame é preciso descansar e espairecer.

 

Em 2014, mais 12 universidades usarão o Enem

 

“Nada de se desesperar e ficar estudando várias horas na véspera da prova. Se distraia, assista a um filme e pratique exercícios físicos leves”, aconselha. De acordo com coordenador, para não correr o risco de errar, o candidato deve separar o que vai separar o que vai precisar no dia seguinte, como a identidade, uma roupa bem confortável e o lanche para levar.

 

O coordenador explica que a alimentação deve ser leve e saudável. “Barra de cereal, lanche natural, chocolate (com moderação) e uma água gelada são recomendados”. Além disso, se for levar uma mochila ou bolsa, é aconselhável que seja leve e carregue o mínimo de pertences.

 

Se o estudante quiser dar uma revisada no dia anterior à prova, leia um pouco alguma matéria que tenha mais dificuldade, sugere Nascimento. É muito importante que o candidato visite o local do exame antes e calcule o tempo do percurso, acrescentando um tempo de segurança, caso ocorra algum atraso ou imprevisto. 

 

Mais de 7 milhões farão o Enem 2013

 

“Ao chegar ao local da prova, descanse durante o tempo que resta e suba tranquilamente para a sala do exame”, afirma. O coordenador lembra ainda que a prova tem duração de 4h30 e não é vantagem sair antes e sim, ficar até o último minuto. “Não deixe nenhum teste em branco e se for chutar questão, faça com bom senso, eliminando as alternativas impossíveis”.

 

Para a redação, Alberto explica que a dissertação precisa ter coesão e o candidato deve estar bem antenado. Ele sugere que o estudante primeiramente leia o tema proposto e os textos de apoio, e em seguida faça os testes da prova. “O texto de apoio pode ajudar o candidato nas respostas da prova. Aconselho fazer a redação por último .”

 

Se o estudante ficar nervoso durante o exame, o coordenador de vestibular diz que o melhor a fazer é parar, fechar os olhos e fazer exercícios de respiração, inspirando e expirando devagar. “A calma e a tranquilidade resolvem, enquanto o medo e nervosismo só atrapalham”, diz o coordenador, que deseja “uma boa prova a todos!”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp