Portal Emaranhense Publicidade 728x90
21/06/2019 às 08h36min - Atualizada em 21/06/2019 às 08h36min

Morte de várias espécies de peixes no litoral da capital preocupam especialistas

Desde a última semana, várias espécies de peixes grandes e pequenos apareceram mortos na areia da praia de São Marcos. De acordo com biólogos, a reprodução de algumas espécies em águas rasas do litoral pode ser uma possível causa da morte desses peixes.

Um dos peixes encontrados que mais chamou atenção foi um mero de um metro de comprimento, que está com risco de extinção. Ele pode medir até 2.5 metros e pesar 350 kg na fase adulta.

O mero é comum no litoral maranhense, mas a pesca, o consumo e a comercialização é proibida. Caso um peixe desse tipo seja encontrado na areia, pesquisadores da UFMA pedem que as pessoas informem o laboratório de organismos aquáticos, através do número 9 8405-4278.

Apesar desse e de outros casos, o biólogo Jorge Nunes afirma que esses acontecimentos ainda não se tratam de uma mortandade de peixes. De acordo com ele, é uma situação corriqueira das correntes de maré, então costumeiramente são encontrados vários animais encalhados na praia.

No entanto, especialistas também afirmam que, nos próximos meses, com a mudança de clima, fim do período chuvoso e ventos fortes, há a possibilidade de ocorrerem mais mortes de peixes nas praias e nos manguezais da ilha de São Luís, isso por causa da reprodução ainda maior de algumas espécies encontradas em águas rasas.

Ainda de acordo com o biólogo, existe um período onde os cardumes de sardinha vão buscar refúgio e alimentação nas nossas águas. Com uma grande quantidade de animais, eles são seguidos pelos seus predadores naturais, e uma estratégia de fuga desses animais é a busca por locais mais rasos. Assim, um aumento descomunal de sardinhas em locais rasos pode causar uma diminuição de oxigênio, o que é um problema muito grave.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp