Portal Emaranhense Publicidade 728x90
21/05/2019 às 10h42min - Atualizada em 21/05/2019 às 10h42min

Barragem em Barão de Cocais não é monitorada adequadamente, segundo Agência Nacional de Mineração

Ameaçada de rompimento, as atividades na barragem Sul Superior, em Barão de Cocais, foram suspensas em abril após determinação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, órgão ligado à Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia. Com a decisão, o monitoramento da estrutura passou a ser feito de forma remota.  De acordo com Agência Nacional de Mineração (ANM), a barragem Sul Superior não é monitorada e inspecionada de forma adequada.

A ANM chegou a notificar a Vale na última sexta-feira (17) para que chegue a um consenso com o órgão. Conforme a agência, sem informações precisas, não é possível determinar qual a real situação da barragem e o que pode acontecer caso o talude da mina se rompa.  

Nesta segunda-feira (20), o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Vieira, afirmou que a chance de a barragem se romper a partir do colapso do talude norte da Mina Gongo Soco é de 10% a 15%. No entanto, para o chefe da divisão de segurança de barragens de mineração da ANM, Wagner Nascimento, a falta de informações sobre a situação da barragem dificulta esse tipo de cálculo.

Segundo Wagner, é difícil saber com clareza o real estado da barragem. Não estão sendo feitas inspeções e monitoramentos manuais, somente por radar, em condições remotas. São apenas cinco piezômetros (equipamentos responsáveis por medir pressão estática na estrutura) dentro do barramento. Para uma estrutura daquele porte, isso não reflete o que deveria refletir.

A Defesa Civil de Minas Gerais já fez dois treinamentos com a população de Barão de Cocais, simulando os alertas que serão emitidos caso a barragem se rompa. Segundo o chefe do Gabinete Militar e coordenador da Defesa Civil de Minas, o coronel Evandro Borges, há 600 barragens no estado, sendo 400 delas ligadas à mineração.

Também foi afirmado pela Defesa Civil que já tem uma equipe de plantão na cidade e mais agentes foram enviados ao local. Disse também que Barão de Cocais está toda sinalizada com as rotas de fuga e que a Prefeitura inclusive teve a iniciativa de pintar os caminhos nas vias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp