01/07/2014

“São João do Maranhão” encerra com saldo positivo

São Luís

Secom/Geraldo Furtado

Uma profusão de ritmos somada à energia contagiante de um dos ícones da música nordestina marcou a noite de São Pedro, a última do Arraial da Lagoa, neste domingo (29). Cinco manifestações folclóricas, sendo um cacuriá e quatro grupos de bumba meu boi, além da apresentação do cantor Alceu Valença, animaram o terreiro junino, que integra a programação do “São João do Maranhão - A Copa da Cultura Brasileira” realizado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Cultura, de Turismo e de Comunicação Social.

A Polícia Militar contabilizou um público de 26 mil pessoas e nenhum incidente na área da festa. A tranquilidade foi um dos itens elogiados pelo público, desde a primeira noite até a última (de 19 a 29). O mesmo também foi observado nos outros arraiais coordenados pelo Governo do Estado, incluindo praças dos Vivas, Ceprama (Madre Deus), Praia Grande e Parque Folclórico da Vila Palmeira.

Segundo a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, o saldo junino foi positivo e a festa agradou a todos. “O Governo do Estado cumpriu seu papel de incentivar o folclore maranhense, por meio da realização de mais uma festa junina em diferentes pontos da capital e também no interior do estado, tudo dedicado às famílias maranhenses. Só em São Luís, foram 550 apresentações, abrindo espaço para todos os ritmos maranhenses. Realizamos uma festa com segurança, acima de tudo”, destacou Olga Simão, agradecendo ao público que prestigiou os arraiais e aos artistas que trabalham o ano inteiro para animar as noites de junho.

De acordo com o major Roberto Moreira Filho, que coordenou as ações nos Arrais instalados no Centro Histórico e na Lagoa da Jansen, houve reforço no policiamento para garantir tranquilidade a maranhenses e visitantes. Foram 75 por noite, distribuídos conforme a estratégia de trabalho, todos voltados para a prevenção e orientação ao público, incluindo turistas e crianças. “Nossos policiais atuaram a pé, em viaturas, motos e utilizamos também a tropa de choque. Hoje é a última noite e nossa avaliação é positiva. Nenhum incidente grave registrado, o que prova o sucesso do evento”, afirmou.

Link
Comentários »
Outros Eventos »

Você é a favor do Uber em São Luís?

O que achou do Site?

12.8%
24.9%
17.9%
44.3%
ss